8-Santiago-del-Estero

Conhecendo Santiago del Estero – Argentina

 6º. Dia – 06.12.2010

Conhecendo Santiago Del Estero – AR
8-Santiago-del-Estero-%2812%29
Prefeitura de Santiago del Estero
Santiago del Estero é a capital da província que leva o mesmo nome e que se limita ao Noroeste com Salta, ao Norte e Noreste com Chaco, ao Sudeste com Santa Fe, ao Sul com Córdoba e ao Oeste com Catamarca e Tucumán. Está localizada no norte argentino, a cerca de 1042 km de Buenos Aires, e fica à margem do Rio Dulce, tem uma população de 230.614 habitantes. É a cidade mais antiga da Argentina, foi fundada por colonizadores espanhóis, tendo como apelido “Madre de Ciudades” (Mãe das Cidades).
Santiago del Estero é também o berço do folclore argentino. Através de sua música popular, suas lendas, crenças e tradições foram sendo transmitidas de geração em geração e ainda hoje vivem no espírito santiagueño. 

Vários povos ameríndios moravam na região da Província de Santiago Del Estero: diaguitas, vilelas, tonocotés. Tinham distintos modos de vida, desde a caça e colheita até a agricultura e o comércio. No século XV os incas tentaram conquistar o território, e no século XVI os espanhóis.
Em Santiago você poderá encontrar cerca de 100.000 falantes de uma variante local do Quechua, a língua dos antigos Incas, que habitaram a região, sendo uma dessas variantes, uma das poucas línguas indígenas sobreviventes na Argentina moderna.
Nos últimos anos, a província passou a ser o centro termal e possui o Spa mais importante da América Latina. As águas termais são uma fonte de energia e vida para todo aquele que procura esse momento de relax tão desejado. Suas águas curativas e piscinas estão abertas o ano inteiro oferecendo assim aos turistas a possibilidade de desfrutar do sol tanto no verão como em pleno inverno. O clima é subtropical com uma estação seca, normalmente no inverno e às vezes no outono, e uma precipitação anual de 300 mm, apresenta, na maior parte do tempo, clima seco e quente.
Sua história está cheia de mitos e lendas que fizeram da província um dos centros mais fortes do turismo cultural e religioso do país, possui diversas atrações turísticas e históricas.
8-Santiago-del-Estero-%287%29A Catedral é a mais velha igreja da Argentina, fica em frente a Plaza Libertad, tendo sido residência do Bispo del Tucumán, no começo do Século XVI.
O edifício original foi contruído e restaurado em diversas ocasiões, porém sua primeira construção, com teto de palha e piso de terra pisada, foi erguida em 1591, sendo destruída 20 anos depois, quando foi desgastada pelas interpéries climáticas. Somente em 1611 se decidiu erguer uma nova igreja, com madeiras nobres no norte argentino como Cedro e Nogal, porém só 4 anos depois de sua construção, a igreja foi totalmente destruída por um incêndio.

8-Santiago-del-Estero-%289%29

Sua terceira construção foi finalizada em 1617, porém repetidas enchentes do Rio Dulce, nos anos 1627, 1628 e 1667 foram destruindo, gradualmente, o templo maior, que desabou totalmente em 1677, com uma nova cheia do rio.
Em 1686 é reinaugurada pela quarta vez e em 1817 sofre vários danos devido a um forte tremor que a cidade sofreu.
A Iglesia Catedral que hoje se aprecia foi reinaugurada em 1877 e foi construída por Nicolás e Agustin Cánepa, com uma marcado estilo Neoclássico, que estava em alta no momento de sua recriação.
8-Santiago-del-Estero-%2811%29
A fachada possui um estilo coríntio marcado por duas torres com campanários e um frontal triangular que representa as cenas evangélicas em que os apóstolos são enviados por Jesus Cristo. Em um altar exterior do templo se ergue a imagem de San Francisco Solano, evangelizador da região de Tucumán.  Desde 1983, em seu exterior também se observa uma réplica da Cruz de Crucificação de Cristo.
Em seu interior, o templo está dividido em três naves. A nave central é em forma da cruz latina e está coroada por uma cúpula revestida com “mayólicas” (tipo de cerâmica de acabamento em vidro especial).
Entre as imagens e detalhes que podemos apreciar nas na8-Santiago-del-Estero-%2810%29ves laterais, se destaca La Capela do Santíssimo precedida por uma antiga imagem do senhor da saúde.
No altar se conserva uma imagem da Virgem que data do início do século XVII, se trata de uma imagem pequena construída com argila de grande valor artístico e religioso.
Em 1953 a igreja foi declarada Monumento Histórico Nacional devido a suas imagens.
8-Santiago-del-Estero-%283%29
Na Plaza Libertad, onde se encontra o Monumento da Liberdade é onde ficam os principais restaurantes, bares, cafés da cidade. A noite é agitada e as pessoas aproveitam o espaço para conversar, namorar, brincar com as crianças. 
Eram 22h e parecia fim de tarde, de tanta gente circulando. Relamente os argentinos gostam da noite, jantam tarde e também dormem tarde.
8-Santiago-del-Estero-%284%29
Nesta praça também se encontra Centro Cultural do Bicentenário, se trata de um espaço de produção cultural dos santiguenhos, orientado para o mundo contemporâneo.
Como uma caixa de jogos, contém objetos que se articulam de diversos modos, permitindo revisitar conceitos e conteúdos, dando-lhes uma nova interpretação e facilitando a apropriação de elementos e propostas que cercam a atualidade e o mundo – a região, o país, a América Latina e que também permite aos santiaguenhos mostrar-se ao mundo.
8-Santiago-del-Estero-%285%29
Sua concepção se baseia na articulação de três organismos que marcam a trajetória histórico-cultural do sistema santiaguenho, que são O Museu Histórico da Província Dr. Orestes Di Lullo, o Museu de Ciências Antropológicas e Naturais Emilio e Duncan Wagner e o Museu de Belas Artes Ramón Gómez Gornet.

8-Santiago-del-Estero-%286%29

 

Como uma caixa de ferramentas, o CCB procura ser um instrumento de troca social, promovendo investigações, propostas, estudos e projetos orientados para o reposicionamento dos santiaguenhos no mundo contemporâneo.

 

8-Santiago-del-Estero-%2813%29
A parte mais interessante é que se passa de uma ala antiga para uma ala super moderna, a sensação é de andar no tempo.
Para conhecer mais:
Neste dia, Andréa teve a MARAVILHOSA notícia de sua aprovação no Mestrado, enquanto acessavam a internet para atualizar o blog e mandar notícias, em uma Lan House horrível, de péssima qualidade e atendimento, que fica no subsolo de um prédio em um dos quarteirões da praça central.
8-Santiago-del-Estero-%2814%29
Após conhecer um pouco da cidade, mandar notícias para a família, decidiram jantar e começaram, então, a pedir sugestões a pessoas que encontravam. Um garçom de um bar que só serve bebida (não tem nada para comer, o pessoal senta somente para beber mesmo), sugeriu aos dois o Restaurante, onde o casal pode experimentar o LOMO de Chorizo (uma carne grelhada super, ultra saborosa e macia) e tomar a famosa cerveja argentina.
Depoimento Jorge:
“Lomo de Chorizo. Esse é o nome da melhor carne que eu comi em toda essa viagem. Pelo que eu entendi, lomo seria um belo bife e chorizo me pareceu ser a forma como ele é preparado. Acompanhado de purê de papas (batatas) e esta pequena garrafa de 1 litro de Imperial (pense numa cerveja gostosa!).
Sem dúvida, esta foi a melhor refeição de toda a viagem, ao menos para mim”.
facebookyoutubemail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>